• OBJETIVO: O aluno será capaz de entender panorama histórico ambiental, seus conflitos e iniciativas. Realizar uma análise do papel dos indivíduos e das organizações na melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida. As normas que são referências na gestão ambiental. SOLAS – IMO. Avaliação e gerenciamento de riscos ambientais. Resoluções dos Portos para Gestão Ambiental.Abordagem à Agenda Ambiental Portuária.
    EMENTA: Relação entre as ações e as mudanças ambientais. Discussão dos problemas ambientais e suas repercussões na formação política brasileira. Introdução ao Conceito Desenvolvimento Sustentável. A relação meio ambiente X desenvolvimento sustentável. Sistemas de indicadores de Sustentabilidade. Conflitos Socioambientais.
  • OBJETIVO: Compreender as principais teorias econômicas para a elaboração de análise critica do comportamento das principais variáveis econômicas, das estruturas de mercado, da economia de empresa e dos aspectos financeiros, com vistas a uma participação proativa na tomada de decisão na gestão de negócios.
    EMENTA: Conceitos de economia, microeconomia, macroeconomia, sistemas econômicos, relações econômicas internacionais, empresa e ambiente, formação de estratégias e avaliação econômica, função financeira na gestão, demonstrativos financeiros, melhoria dos resultados, avaliação e viabilidade de investimentos, análise de risco.
  • OBJETIVO: O estudante deverá desenvolver habilidades para: calcular valores de referência para uma distribuição estatística, analisar o afastamento de dados numéricos em relação a um valor médio, efetuar cálculos de probabilidades e analisar os fenômenos probabilísticos, obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais, interpretar o significado da curva obtida e predizer informações a partir do modelo construído, obter dados por amostragem, inferir e validar amostras.
    EMENTA: Estatística descritiva: dados estatísticos e suas formas de apresentação; distribuições de frequências; medidas de tendência central e medidas de dispersão. Estatística indutiva: probabilidade; distribuição binomial e normal; amostragem; testes de hipóteses; regressão; modelos de regressão e séries temporais. Aplicações da estatística em Portos e operações portuárias: indicadores portuários, teoria da decisão, dentre outras.
  • OBJETIVO: Permitir a compreensão básica dos fundamentos do Direito Público e Privado e sua interpretação para as empresas.
    EMENTA: Ciência do direito, estatuto teórico; Fontes do direito; Interpretação; Direito constitucional; Direito administrativo; Direito civil.
  • OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; compreender números em dados estatísticos, gráficos e demonstrações financeiras; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.
    EMENTA: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio por meio de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área de comércio exterior e abordando aspectos socioculturais da língua inglesa.
  • OBJETIVO: Desenvolver uma visão abrangente da logística: atividades e a organização de suas atividades, funções e operações.
    EMENTA: Definição, competências e desenvolvimento da logística e sua importância na moderna economia. Termos e definições mais comuns na logística: nível de serviço, trade off, vantagem competitiva, resposta eficiente.A integração das operações e os recursos da logística. Canais de distribuição: características, funções, estratégias de canais de distribuição e os modelos de atuação. Os suprimentos, as embalagens e a armazenagem. As características dos modais de transporte. O conceito da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) e seus agentes. Tecnologias aplicadas.
  • OBJETIVO: Aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre no desenvolvimento, não obrigatoriamente presencial, de um projeto interdisciplinar.
    EMENTA: O aluno elaborará, sob orientação docente, um trabalho que demonstre a aplicação integrada das disciplinas ministradas no semestre.